sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Asas e raízes de Ruiz

Estas são imagens do arquivo principal da Espanha, onde constatei que realmente no século XVI se utilizivam os pergaminhos medievais de partitura para arquivar coisas de cartório. Buenas, sabemos que essas coisas se passaram mas não deixamos de nos abismar. Este livro é de 1527 do escriba Antônio Ruiz (o besta ainda é parente). Já a partitura não se sabe porque tem tanta coisas dessa que falta gente pra estudar e descobrir o que é o que. Fui pesquisar os sobrenomes e descobri que Ruiz nada mais é do que abreviatura do El Cid. Ou melhor, de sua cavaleria. Não a toa a maior incidencia do ruiz são nos locais onde passou el cid (burgos, barcelona e málaga). El cid vem de sayyd (chefe), o nome dele era Rodrigo Diaz. Mas ele assinava Rui. E a galera do feudos colocava o Z atrás pra dizer que era ligado a álguem: Hernandez galera que trabalha pro Hernando, (fernando) por exemplo. Bom, Rebollo da minha bisa veio de um pueblo que é entre aqui e segóvia. Esse é também o nome de um tipo de caravalho. O que me leva a crer que podiam ser celtas, ciganos, bruxas ou judeus convertidos. O Criado da minha bisa cigana eu não sei. Só sei que é um sobrenome aqui de valladolid e que um quadro dela em um museu da europa.



Amanhã aula, segunda uma visita a um arquivo histórico e entro em férias.
Não é lindo? No mais segunda vamos buscar um renault 95 com direção hidráulica que a mãe me emprestou grana (1.300) e terça temos previsão de neve (máxima 5 e mínima -3). O curso tá meio sei lá, o pessoal todo tá reclamando, mas ok, estou empolgada com o meu projeto e recebendo em EUROS. O mais legal é valorizar o que eu tinha, falei do meu projeto e a professora disse "no Brasil tem um cara ótimo trabalhando com isso chamado Rogério Budasz, conhece?". uahuhauah, o cara é lá da UFPR. Ok.
O frio é muito maior que o de Curitiba mas o calor humano também. Uma vez eu pedi informação para um taxista e o cara (que tinha passageiro) desviou o caminho pra me mostrar a saída pra madrid. Comentamos com um outro taxista que pensávamos em comprar um carro o cara já falou para chamá-lo para nos ajudar a ver. Fora Jorge que me acolheu, os donos do ape aqui que quaqluer coisa que a gente comente vem correndo arrumar. Os carros param pra vc atravessar. Prioridades para bicicletas e idosos.





Bom, aproveitamos o feriado passado daqui para viajar. Vamos aos poucos.
Fomos no Mercadillo de manhã (onde se compra quaqluer coisa por 1 euro) e a tarde fomos pra Palência é muito perto. Tem uma catedral incrível que foi construída em cima de um templo visigodo. Ah, e tinham cegonhas. MUITAS CEGONHAS.





Depois Toro e Zamora, históricas, visigodas, românicas. Caminho de santiago. Entramos no castelo de Zamora que é incrível. No outro dia salamanca, tour total pela cidade e plaza mayor mais linda espanha. A cidade merce voltar e voltar. Ainda mais que não conheci esse outro pedaço do meu curso (ele é divido: uva e usal). No outro burgos. Teimosia minha. Muito frio, muito européia chiquê, tudo fechado, as pessoas fechadas, gente metida. Tudo bem que terra de el cid e tal. Mas vendo que era parecida com Curitiba pensei: "isso é pra aprender que não é porque a gente veio de uma cidade que a gente tem que ficar nela".

Nenhum comentário: