terça-feira, 17 de julho de 2007

Barcelona

http://www.catalonia.com.br/catalunha_simbolos_lingua_catala.asp
origem do catalão
"Antes da chegada dos romanos, os povos que habitavam as terras que hoje formam a Catalunha falavam suas próprias línguas, mas pouco a pouco foram substituindo-a pelo latim. Os habitantes daquela região. Os habitantes daquela região sentiram-se atraídos pela nova organização imposta pelo exército romano e começaram a imitar todas as peculiaridades daquela nova cultura, entre as quais cabe destacar a língua latina que aprenderam através do contato diário e direto com os comerciantes, soldados e funcionários que falavam um latim muito rústico.(...)"

http://www.filologia.org.br/revista/artigo/2(5)9-20.html

"O catalão é uma língua românica independente, com características dos romances do território francês, principalmente do provençal, e dos romances ibéricos. É considerado uma ponte entre estes dois grupos de romances.
É a língua nativa de três comunidades autônomas do Estado Espanhol (Catalunha, Valência e Baleares), do Principado de Andorra, do Departamento do Rossilhão, no Sul da França e da localidade de Alguero, na Sardenha.
Calcula-se que existam cerca de seis milhões de falantes do catalão.
O domínio do catalão divide-se em duas grandes áreas dialetais (oriental e ocidental), que compreendem outros dialetos e subdialetos. O principal centro irradiador do catalão é a cidade de Barcelona. Atualmente intensifica-se o uso do catalão devido à autonomia que obtiveram as antigas regiões históricas no Estado espanhol. O catalão também deu sua contribuição ao léxico do português."


sagrada família


casa batló detalhe


casa batló


bairro gótico


montjuic águas dançantes


parc guel

granada- romã

Nenhum comentário: