quinta-feira, 5 de julho de 2007

Madrid: de barajas à rebajas...

Dia 05:

Chegamos em Madrid no início da noite. O horário lá é de 5 horas a mais comparado com o daqui. Fomos buscar nossas bagagens e levamos um chá de cadeira. As nossas e de alguns passageiros simplesmente não tinham chego. Quando fomos reclamar, além de nos deparar com centenas de malas largadas no aeroporto (inclusive uma delas cheirava a bicho morto), nos deparamos com essa, as Aerolíneas Argentinas tinha DEIXADO a nossa mala em Buenos Aires. BUENAS!
Fomos para o hotel, com a certeza que as nossas coisas chegariam no próximo vô (marcado para o dia seguinte). Aproveitando Madrid, de mapa em punho fomos conhecer a Gran Via, Puerto Del Sol e a Plaza Mayor.


Gran Via


Plaza Mayor

O Hotel Mayorazgo era super central, o que facilitou muito a nossa vida. Na Plaza Mayor já caímos no primeiro conto do turista. As lojas já fechavam quando resolvemos aproveitar um restaurante que estivesse aberto. Pedimos uma sangria e Jamón.

Pagando 33 Euros e super esfomeadas aprendemos rápido que lá na Espanha não importa muito se o lugar do lado é mais barato, afinal lá é lá. Encontramos um lugar que vendia um falafel maravilhoso chamado MAOZ e resolvemos a fome.

Numa farmácia comprei uma escova de dente. Queríamos comprar calcinha. E pedindo no caixa, a atendente meio sem entender (ainda mais porque falávamos baixinho), de repente disparou super alto na farmácia cheia: aaaaaah CAOCINA!!!! Depois de termos ficado vermelhas veio a moça feliz e sorridente com uma caixa da tal da CAOCINA, um remédio a base de cálcio. E não pensem que existe calcinha nestes dicionários de viagem. Pois é deveria. Mas foi de outras maneiras que fui descobrir dias depois que o correto era “roupa interior”.




Dia 06:
Fomos na Zara, no corte inglês, na Sphera... o calor bateu forte e não ia ter como ficar com as roupas da viagem à espera da bagagem. Almoçamos no museu do jamón e fomos passear com o ônibus turístico de Madrid apelidado pela gente de “busão mágico”, por passar em todos os pontos turísticos e sem a gente precisar fazer muito esforço!

Busão Mágico

Madrid é incrivelmente impressionante. Chega ao cúmulo de ter um monumento egípcio no meio de uma praça.


Templo Debod



A Aurinha teve muita gripe. Fomos jantar Paella. Ainda não tínhamos aproveitado nem conferido que lá no verão anoitece as 22:00 horas!



Dia 07:

Acordamos e resolvemos ir até o aeroporto. Em vez de esperar notícias da mala resolvemos ir até lá, na esperança de dar de cara com elas. Na realidade o vôo Brasil x Madrid tinha sido cancelado e então era esperar mais ainda! Até porque no dia seguinte seguíamos viagem, com ou sem mala. Fomos na Plaza da Espanha que tem os personagens do Dom Quixote. Fomos numa agência de turismo e fechamos as datas para as outras cidades! Entrando numa loja eu ouço “Estrela?”. Sim Curitiba é um ovo até em Madrid, encontrei a Giuliana, conhecida de tempos. Mundo pequeno.

Fomos ao Palácio Real e tomamos uma sangria olhando Madrid...


Palácio Real


Lá tinha um cara tocando TAÇAS! Em toda a Madrid tinham músicos de todos os níveis e estilo tirando o seu troquinho. Mas esse cara era IMPRESSIONANTE! Ele tocava todas as notas do acorde, como num piano mas era copo... Só vendo pra crer!


"Em Madrid numa praça de corridas
Vi o toureiro confrontar-se à morte,
Vida e morte se medindo, se ajustando
Na condensada lâmina que divide
O homem do animal:
Neste rito de extrema precisão
Vida e morte afrontadas se equilibram
Page 7
Ante o olho enxuto do toureiro
E o gesto e palavra (cúmplices) do público.
Que a morte para o espanhol inda é hombridade."

Murilo Mendes






Se acostuma logo, porque é assim:

esquisito- gostoso
te extraño- gosto de você
un rato por favor- um momento por favor
vaso- copo
antojo - desejo
embarazada- grávida
peluqueria- cabelelereiro
rojo- vermelho
borracha- bêbada
granada- romã

Nenhum comentário: